Resenha A Psicanalise dos Contos de Fadas Bruno Bettelhein
2503 palavras
11 páginas
HANNAH DANTAS SANTOSBETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
“ ...os contos de fadas podem e realmente são úteis para as crianças, e podem mesmo transformar uma vida insuportável numa outra digna de ser vivida, na medida que a criança não saiba o que significam psicologicamente para ela”
No livro A Psicanálise dos Contos de Fadas, Bruno Bettelhein descreve vários contos á luz das teorias psicanalíticas, revelando um significado adicional ao senso comum existente nessas histórias.
Na introdução do livro, o autor dá uma ênfase especial á distinção de significado e significante encontrado nos Contos. De acordo com Bettelhein, o processo de aquisição consciente de significados ocorre somente com a maturação do individuo, portanto as crianças não estariam equipadas neuropsicologicamente a tomar consciência do real sentido dessas histórias que lhes são contadas, porém, através do uso da generalização, internalizariam de forma inconsciente esses significados, aprendendo a lidar melhor com situações de vida que se assemelhassem de certa forma àquelas descritas nas fábulas.
Para essa internalização, a criança precisaria ser incentivada desde cedo à leitura, para que, a partir dessa prática, possa ser possibilitada á criança o despertar da curiosidade infantil á descoberta do mundo e de todas as suas possibilidades, dando ênfase a capacidade criativa infantil viabilizada pela intensa produção de novas sinapses caracterizadas por essa fase do desenvolvimento.
Os contos de fadas então serviriam para que a criança, de modo inconsciente, compreendesse as pressões sociais que a cerca e utilizasse isso de modo favorável, buscando soluções saudáveis para problemas internos gerados por essas pressões. O significado do Conto de Fadas transcenderia a história em si e se constituiria como auxilio para o confronto psíquico da criança com o mundo real.
Utilizando alegorias e a visão maniqueísta própria da fase de