Resenha A Pol Tica
"Na medida em que agimos como homens cidadãos, temos a lei, segundo a qual se classifica o cidadão bom e o mau.”
- Dante Alighieri
O trecho retirado do livro "A Política" de Aristóteles (part.III) foi tirado de uma publicação em 2012, no entanto foi escrito durante 1275 a.C. – 1288 a.C. Este fragmento aponta principalmente à cidade corrompida, o bom cidadão e as virtudes do mesmo em relação ao Estado.
A obra é baseada entre as virtudes do cidadão e do homem. O bom cidadão não apresenta apenas uma característica fundamental como o bom homem, pois cada cidadão tem uma virtude distinta. A virtude de um homem é saber comandar, por outro lado a do cidadão, além disso, é também saber ser comandado.
Somente o homem é um animal político, isto é, social e cívico. Porque somente ele é dotado de linguagem. A linguagem permite ao homem exprimir- se e é isso que torna possível a vida social. Na zoologia de Aristóteles o homem é classificado como “animal político”, social por natureza que desenvolve suas potencialidades na vida em sociedade, organizada adequadamente para o seu bem-estar, e instituída através das leis, permitindo ao futuro operador do direito, fundamentar bases sólidas sobre a constituição de um estado que admita a plena aplicação da justiça. Aristóteles vê o mundo com visão cosmológica. Tudo tem uma finalidade útil. O cidadão só se realizará com a sua vida vivida na sociedade (polis) dentro da cidade. Não há como o ser humano se desenvolver fora da vida em sociedade. O conjunto é mais importante que as partes. O estado é uma criação da natureza e tem prioridades sobre o indivíduo e o indivíduo quando isolado não é autossuficiente. E