Resenha - a luta pelo direito
CURSO DE _____ – ______
___________
A LUTA PELO DIREITO
------------------------------------------------- __
_________
A LUTA PELO DIREITO
Resenha crítica apresentado na disciplina de _________ do Curso de Bacharel em ____________ Prof. ____________
-------------------------------------------------
A Luta pelo Direito – Rudolf Von Ihering
CAPÍTULO I
Introdução
O direito é uma idéia prática, isto é, designa um fim, é essencialmente dupla, porque contém o fim e o meio.
Jamais se pode, absolutamente, separar: a luta e a paz; a paz é o termo do direito, a luta é o meio de obtê-lo. Pode-se objetar que a luta e a discórdia são precisamente o que o direito se propõe evitar, quando implica uma perturbação, uma negação da ordem legal, e não uma condição necessária da sua existência.
O direito não é uma idéia lógica, porém idéia de força; é a razão porque a justiça, que sustenta em uma das mãos a balança em que pesa o direito, empunha na outra a espada que serve para fazê-lo valer.
A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é o direito impotente; completam-se mutuamente O direito é o trabalho sem tréguas, e não somente o trabalho dos poderes públicos, mas sim o de todo o povo.
Se quiser falar da paz sem a luta, do gozo sem o trabalho, torna-se necessário pensar nos tempos do Paraíso, porque nada se conhece na história que não seja o resultado de penosos e contínuos esforços.
Conforme a doutrina de Savigny e Puchta, sobre a origem do direito, não é necessário lutar; até mesmo é inútil a investigação, porque essa força da verdade que ocultamente age na vida, avança com