Resenha : a busca da felicidade
Bárbara Axt, é uma jornalista free lancer, formada em Comunicação Social: Jornalismo e Publicidade, pela Universidade PUC - Rio, mestrada em Science Comunication, pela Imperial College London. Como repórter free lancer, foi colaboradora de várias revistas, entre elas a revista Superinteressante (Ed. Abril), onde foi autora da reportagem “A Ciência da felicidade”. Escreve sobre ciência, comportamento, meio ambiente, tecnologia, etc. Um de seus projetos independentes foi o livro “Fora Collor”, publicado em 2002.
A presente obra, publicada em 2005 na revista Superinteressante, discorre sobre o tema felicidade. Qual a sua definição, os meios o qual podemos alcançá-la, e qual é a forma ideal de lidar com a ansiedade que essa infinita busca causa. A obra também traz resultados de pesquisas, e de que maneira esse conhecimento pode contribuir e nos ajudar a melhorar a nossa vida.
Recomendo essa obra, as pessoas de qualquer idade, pois este tema desperta seus interesses em qualquer fase de suas vidas, por que nunca é tarde para buscar a felicidade. Pode também contribuir para que compreendam o significado da felicidade e encontrem um sentido em suas vidas, pois felicidade é apenas a consequência da maneira de como as pessoas levam a vida. Resumindo podemos perceber que, ao longo dos anos a felicidade foi concebida como um truque da natureza, com a finalidade de nos enganar, por que as leis que a governam não foram feitas para o nosso bem-estar psicológico, mas para aumentar as nossas chances de sobrevivência.
Buscar a felicidade é uma meta meio vaga, mas é essa busca que move a sociedade e nos empurra para frente, a cada vitória surge uma nova necessidade e um pouco de ansiedade e insatisfação é perfeitamente saudável.
A vida é sofrimento, e ter consciência disso, nos ajuda a trazer felicidade e consequentemente diminui a ansiedade, por que grande parte da dor é causada por