Resenha: A AVENTURA DA UNIVERSIDADE - Capítulo 1: O Destino da Universidade - Editora Paz e Terra, 2000 - 2ª Edição. Autor: BUARQUE, Cristovam.
Cristovam Buarque é pernambucano, formado no curso de Engenharia Mecânica. Fez doutorado em Economia na Sorbonne e em 1968 iniciou uma brilhante carreira de professor universitário. Desde 1979 reside no Brasil, onde foi reitor da Universidade de Brasília no período de 1985 a 1989.
Sua biografia compreende décadas na cena política brasileira, em que atuou como reitor, governador, ministro da Educação, senador da República. Seu percurso intelectual compreende mais de mil artigos e 23 livros publicados sobre assuntos vinculados às grandes questões que atravessam a agenda social do país e do mundo. Seu horizonte se mantém o da educação sem fronteiras, o da modernidade sem exclusão, o da solidariedade entre os povos.
Resenha
Na obra 'A Aventura da Universidade', mais especificamente o capítulo 1, o autor tem como principal objetivo criticar a postura da universidade frente as novidades e os desafios que surgiram ao longo dos séculos, desde que foi criada. Para introduzir essa crítica, logo no início da leitura, o autor traz um fato histórico muito conhecido: a viagem inusitada e aventurada de Cristovão Colombo para a tão idealizada terra das "Índias". Este acontecimento é narrado frizando como foi recebida a proposta pelos intelectuais e formadores das universidades naquele tempo, que rejeitaram totalmente a ideia porque consideravam ser impossível o sucesso da navegação por calcularem que o diâmetro da Terra era maior do que o suposto por Colombo; mesmo assim a viagem foi feita e Colombo não encontrou as índias, porém descobriu um novo mundo, até então desconhecido e que não teria sido possível caso não tivesse sido corajoso o suficiente para desafiar aqueles que lhe diziam ser algo fadado ao fracasso. O medo do desconhecido dos sábios poderia ter custado uma das maiores descobertas já feitas e isso seria um atraso enorme pela busca do conhecimento, que é uma finalidade da universidade. Muito crítico e enfático, o