Resenha a Arte da Guerra
CAMPUS RENASCENÇA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO NOTURNO
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
ELIZABETH FERNANDA GONÇALVES CUTRIM
CPD: 898843
A ARTE DA GUERRA
SÃO LUIS, MARANHÃO.
2013
RESENHA
Sun Tzu, glorioso general e respeitado estrategista é um exemplo para seus seguidores e principalmente para quem almeja ser um líder vitorioso em quaisquer circunstancias da vida. Por mais que seus objetivos sejam voltados para a guerra, nos é viável retratar que seus cinco principais fatores de estratégia (doutrina, tempo, espaço, comando e disciplina), são facilmente encaixados em nosso dia a dia para obtenção com êxito em algo desejado. Portanto, devemos enxergar possibilidades de vitória, para saber em qual território estamos pisando, para com isso avaliar nossos inimigos e alcançar bons resultados em nossas batalhas.
Um ardil general faz com que seu inimigo pense que seu ataque será sempre cavalheiro, quando o mesmo se torna um trunfo valioso. Onde se poupa tempo, gastos, mantimentos e vidas. Em uma guerra o objetivo é a paz, trazendo consigo vitórias e não prolongações de sofrimentos. Assim, sabendo liderar seu exército, seu general sempre os prepara para qualquer coisa ruim que aparecer pela frente. Isso se torna uma característica indispensável para um bom líder.
Baseando-se na escola Confucionista, Sun Tzu fala que devemos tratar nossos inimigos com educação e humanismo, resgatando sabedoria para atacar os mesmo e ao mesmo tempo fazendo com que eles se sabotem e criem discórdias em seu meio. Liderar um grupo nos trás o entendimento de que mesmo estando em vantagem não devemos recuar. Deve-se prever tudo que vem pela frente, fazendo planejamentos futuros, tendo garra, força e vontade de vencer.
Conhecer o inimigo lhe dar uma das maiores vantagens. Sun Tzu fala que “Quem sabe, vence; Quem não sabe, perde”. A Lei da Guerra se baseia no engano, fingindo ser incapaz quando puder atacar e assim vice e versa. Deve-se planejar cada