resenha video globalização
No vídeo “Globalização: o mundo global visto do lado de cá – Milton Santos”, apresentado em sala de aula pela professora Maialu, nos chama a atenção para o fato de que o mundo de cada um é o que se vê de onde se está. Mostra-nos que a globalização vem surgindo desde a ocupação territorial e com ela substitui-se o humanismo pelo modelo do consumo voraz.
A crise se estabelece e Milton Santos faz um alerta quando nos lembra que na verdade a única crise que o mundo deseja consolidar é a crise financeira. O mesmo é categórico ao apresentar três tipos de globalização no mundo; a globalização como fábula (tal que a mídia está do seu lado, controlando a interpretação do que acontece no mundo), globalização como perversidade e o mundo por um outra globalização.
O documentário apresenta uma série de acontecimentos no mundo, que focam nossas atenções para as desigualdades sociais existentes no mundo capitalista, onde uma grande minoria tem concentrada em suas mãos grande quantidades de posses, enquanto a miséria é muito grande entre a sociedade um tanto desvalorizada, gerando assim o crescimento crônico do desemprego e da fome.
Contudo a África e a América Latina despertam para os problemas que lhes são causados, os quais são causados pelos investidores de mercado que ambicionam ganhar mais e mais, sendo assim estas criaram confrontos entres esses diferentes grupos a fim de adquirirem espaço de dominação. Com o despertar desses pólos surge pólos econômicos em blocos capitalistas distintos: os que produzem e os que consomem, ou seja, os que têm dinheiro e os que não têm, lutando na globalização da perversidade.
E Milton Santos afirma que :”Não há cidadania no Brasil. A classe média não requer direitos, e sim privilégios.” Portanto o que existe em nosso mundo é apenas um jogo de interesses, no qual esta classe promove.Este afirma ainda que esta sociedade na qual vivemos ainda é um ensaio, da que está por