Resenha - Técnicas de Avaliação de Investimentos
Artigo.: Técnicas de avaliação de investimentos: Uma breve revisão da literatura. Yonara Daltro da Fonseca
Com a constante necessidade de revisões estratégicas, implementações de novos processos e equipamentos, ou até mesmo na introdução de novas empresas no mercado, todos os empresários, gestores financeiros diretores e CEOs devem realizar seus investimentos visando conscientemente o retorno financeiro de curto, médio e longo prazo.
O artigo de FONSECA, Yonara: “Técnicas de Avaliação de Investimentos: Uma Breve Revisão da Literatura”, tem o objetivo de descrever as principais etapas de avaliação de novos investimentos e a necessidade de se faze-los conhecidos para possibilitar uma aplicação consciente do dinheiro ou na utilização de crédito.
A autora identifica técnicas e ferramentas que são primordiais para este princípio, e explana sua utilização ao longo do seu artigo, sendo:
- Fluxo de caixa livre: Apartir do levantamento de informações por especialistas no segmento será avaliado os indicadores econômicos tais como, taxa de juros, inflação, PIB, etc. Depois de identificado o gestor prepara seu fluxo de caixa, projetando seus faturamentos, custos, depreciações, impostos, etc., para determinar o fluxo de caixa livre.
- Custo médio ponderado: Após a elaboração do fluxo de caixa, devera ser identificada uma média ponderada do custo capital. Este custo deve refletir o custo de oportunidade, ou seja, o custo que os acionistas deixarão de ganhar se tivesse investindo no mercado de capitais. Segundo a autora, para aplicação deste modelo, deverá ser estimada a taxa livre de risco, retorno do ativo com risco e o Beta “coeficiente angular da reta de regressão”.
Yonara defende que, criado os fluxos futuros de caixa e determinado a taxa de atualização destes, está criadas a condições primordiais para decidir sobre o investimento a ser realizado.
- Valor presente líquido: O VPL considera o valor temporal do dinheiro, o recursos