“Resenha: Tropa de elite”
O filme Tropa de Elite, é uma obra de ficção que não está longe da realidade, em que a sociedade brasileira vive, retrata uma triste verdade ou seja o trafico, o consumo de drogas, a violência na sociedade, corrupção, expõem as entranhas de uma corporação policial no Brasil o BOPE, com policiais honestos e valorosos, e os maus policiais existem como em qualquer organização policial no mundo, e a critica contra os políticos de segurança pública entre outras coisas.
Policiais corruptos, agora livres dos bandidos formaram milícias que só visam lucrar na comunidade. Esses policiais corruptos, usaram o poder do BOPE para se livrar dos traficantes e assumir o poder.
O filme nos mostra também como somos manipulados pelo sistema ou seja pelos governantes, como os políticos querem o poder e fazem de tudo para garantir a vitória nas eleições. O poder passa a ser compreendido como estratégia, visando manipular a nação, e a sociedade acaba se curvando as leis, e normas ditadas e decisões tomadas por esses políticos a onde acaba influenciando a toda uma nação.
O problema maior está no cidadão brasileiro e não no político, aquele tem o poder de decisão na escolha dos representantes para governar o país, mas elege políticos sem capacidade mínima de gestão. O cidadão tem que mudar o pensamento de que o Brasil não tem solução, e tomar uma postura em relação à escolha de nossos representantes, o voto é uma arma e se bem usada pode mudar todo o sistema político, pois a criminalidade e suas raízes do mal dependem de nossas atitudes.
Os políticos decidem que para ficarem no poder, se faz necessário a criação de uma falsa justiça, com apoio de policiais corruptos, o governo ou a maioria dos políticos, coloca seus interesses pessoais na frente do povo que o elegeu. O filme faz com que o espectador seja cético em relação à política, e também mostra a possibilidade de combate à corrupção.
No Brasil, existem vários Tenentes Coronéis como o