Resenha Treino para a Vida
Ator principal: Treinador Carter (Samuel L. Jackson)
Sinopse
O filme conta a história de uma escola que tem um dos piores times de basquete da liga estudantil estadual. Seus jogadores apenas querem conquistar algumas vitórias e dessa forma justificar a sua vida esportiva. Ele mostra competências muito importantes para a formação do caráter humano.
A importância da disciplina é percebida quando o treinador Carter assume o time de basquete e usa métodos bastante rígidos para que possa ter o controle do time. Neste sentido, a disciplina é marcada por um conjunto de regras, que tinha a finalidade de assegurar o compromisso e interesse pelo estudo, por isso, ele faz os estudantes assinarem um contrato.
Ao longo do filme, o treinador consegue impor sua autoridade e disciplinar seus alunos, mas precisa ser rigoroso com atrasos e punições para jogadores com notas baixas no colégio, desafiando o sistema educacional e social.
No entanto, a função do professor/ treinador do time de jogadores de basquetes não é levar os jogadores a vencer nas quadras, mas, principalmente na vida.
Sendo assim, o treinador é rotulado no decorrer do filme como irresponsável e ao mesmo tempo recebe louvados elogios, o que denota insistência e vontade de vencer diante a realidade encontrada. A Preocupação de Carter era mostrar aos jovens um futuro que vai além de gangues, prisões e até mesmo do basquete.
É lamentável quando percebemos que os resultados escolares são lastimáveis e não se referem exclusivamente ao rendimento dos atletas do time de basquete. A maioria das pessoas acredita que treinadores e professores de educação física devem se preocupar apenas com a parte atlética do sujeito. Porém, Carter nos ensina que as vitórias do esporte devem também ser transformadas em vitórias na vida futura
É importante ressaltar, que o filme aborda temas atuais como aprendizagem, gestão do conhecimento, competências, o que nos possibilita uma grande gama de