Resenha Texto Nascemos Livres Mas Vivemos Presos Na Sociedade
CURSO DE EDIFICAÇÕES - DEC
RESENHA
Texto - Nascemos livres, mas vivemos presos na sociedade?
Autor: Francisco Renato Silva Collyer
Resenha apresentada como trabalho parcial do 1º Bimestre de 2015 na disciplina “Legislação”, ministrada pelo Professor Juracy Coelho Ventura.
Aluno: Luiz Fernando Bento
Turma: Edificações 3A
Belo Horizonte, 13/04/2015
1. Problematização
Ao longo de toda a história, o homem analisa e procura entender as relações sociais no qual está introduzido. Diante disso, durante o século XVIII, o filósofo Jean-Jacques Rousseau questiona a liberdade do indivíduo perante a sociedade. Surge então, a necessidade de considerar e entender a submissão do homem ao controle social e sua consequente servidão junto à sociedade.
Rousseau, então, idealizou uma sociedade no qual o homem fosse verdadeiramente livre, porém, este modelo social estava inserido no contexto do século XVIII. Assim, atualmente, há reflexões sobre o papel do homem e sua liberdade no corpo social do século XXI.
2. Objetivos
Analisar a questão da liberdade do indivíduo a partir do pensamento de Rousseau e interpretar os conceitos estabelecidos por ele nos dias atuais. Diante disso, Traçar um paralelo entre o pensamento dos séculos XVIII e XXI e, assim, entender a situação em que a sociedade vive e as relações de poder que impossibilita que o homem seja verdadeiramente livre.
3. Justificativa
A partir do momento que se pressupõe que a sociedade é movida por sua população é necessário que esta entenda sua organização e estude modelos que promovam a melhora das condições de vida e o fim da submissão da população perante o poder privado e estatal.
4. Ambiência de estudo
A partir da análise de conceitos e de estudos da sociedade alguns séculos atrás, onde a sociedade passou a ser mais complexa, ouve a necessidade de um estudo no campo da politica e da legislação para que se possa possibilitar um