Resenha texto multiculturismo
685 palavras
3 páginas
MULTICULTURALIMO- FOCALIZANDO AS IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULOO texto Focalizando as implicações para o currículo, começa sugerindo o “o abandono de uma perspectiva monocultural”, explicando o que é o Daltonismo cultural, que é definido por Stoer e Cortesão (1999), que é o Docente incapaz de reconhecer as diferenças culturais na escola, se tornando um Daltônico cultural, que enxerga os alunos como iguais, não conseguindo perceber a riqueza do que o autor chama de “arco-íris de culturas”.
O autor defende o multiculturalismo, que implica em o reconhecimento dessas diferenças culturais, ou seja, o mesmo ato, a mesma ação pode adquirir significados diferentes, a partir de diferentes referenciais culturais. (...), na formação docente, devido a necessidade de tratar as diferenças e diversidade dos alunos, tornando esse profissional, um docente capaz de refletir sua prática pedagógica, demonstrar o que pensa, incentivar outras pessoas a seguir seu exemplo, enfim esse docente deve se sentir acolhido como pessoa.
As considerações de Ellsworth sugerem que, durante a formação docente, professores devem familiarizar-se e utilizar como um recurso importante, o caráter imprevisível das reações dos alunos, como define a autora, e também explorar a estética da relação professor-aluno, que a autora explica que é, “...o quando falar, o poder do tom da voz, o quando e o por que silenciar, o poder e o ritmo do uso de imagens, a metáfora, o humor, a ironia, a história, o quando e por que responder com base nos seus sentimentos, o quando e o como externalizar suas reações mais internas, o como observar o aluno desenvolvendo sua própria estética e tornando-se seu próprio professor”. Todas as sugestões da autora servem como reflexão para o docente de como anda a sua didática, enfim sua prática pedagógica.
A segunda sugestão, que o texto discute é a respeito da afirmação “Temos que reescrever o conhecimento”, os entrevistados afirmam que se deve reescrever o conhecimento a partir