Resenha sped
Como já foi estudado antes e agora novamente enfatizado no texto, a Contabilidade vem acompanhando a tecnologia, deixando para trás o papel e se adaptando a fase de transmissão digital. Foi através da criação do Sistema Público de Escrituração Digital – SPED que foi possível uma maior interatividade e agilidade no processo de transferência das informações à Receita Federal.
O SPED é uma revolução digital no campo da Contabilidade, fazendo com que profissionais da área tenham que acompanhar a tecnologia, estando sempre munidos com ferramentas atuais para melhor implantação e domínio do projeto.
Segundo os autores o SPED tem como objetivo promover a integração dos fiscos mediante a padronização, racionalização e compartilhamento das informações contábil e fiscal, assim como integrar todo o processo relativo às notas fiscais eletrônicas, tudo isso utilizando a certificação digital.
O texto além de abordar sobre os principais conceitos relacionados ao SPED, fala também sobre os principais subprojetos já implantados, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Escrituração Contábil Digital (EFD) e os projetos em desenvolvimento, que são a e-lalur, Central de Balanços e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-E).
Para demonstrar as dificuldades e benefícios proporcionados pelo SPED, foram realizadas pesquisas com prestadores de serviços contábeis. O resultado gerado pelas opiniões dos mesmos serve para esclarecer dúvidas que geralmente todos temos.
Os autores e prestadores de serviços expõem de forma completa e simples suas ideias.
É possível perceber então que a NF-e, por exemplo, além de