Resenha sobre o livro O que é a Sociologia - Carlos Benedito 1º Capítulo
Seus trabalhos forneceram informações sobre as condições da vida humana, sobre o problema do equilíbrio e da mudança social, mecanismos de dominação, sobre a burocratização e a alienação da época moderna. Compreender a vinculação entre a biografia dos homens e os processos históricos. É o estudo científico que incorpora o Mundo Social. A sociedade é o "objeto" a ser investigado. A Sociologia se afasta da Filosofia por ser menos abstrata e ser mais focada nos fatos sociais.
Para o matemático francês Henri Poicaré, é uma ciência de muitos métodos e poucos resultados. Isso talvez possa ser atribuído às divergências ideológicas entre os sociólogos, como quem é de esquerda ou de direita.
Metodologia, frequentemente, exercida para o controle e o domínio sobre indivíduos. No âmbito, político-econômico-cultural.
Em países latinos, seu estudo fora abolido de universidades no período militar. Tido como instigador do comunismo e do caos social.
Sob os moldes do sistema capitalista, renova-se uma civilização, que saíra do feudalismo, para viver um novo sistema econômico, capitalista. Resultado das Revoluções Industrial e Francesa. Destroem-se a hierarquia rural, a servidão e as relações familiares.
Esta nova sociedade é constituída pelos donos da terra e dos meios de produção (antiga burguesia) e o operariado (antigo artesão, quando lhe pertencia a terra, os meios de trabalho e o tempo livre).
Um grande êxodo rural ocorre, em direção à atividade manufatureira, para qual trabalham mulheres e crianças em fábricas têxteis insalubres (o carvão da máquina a vapor provoca doenças respiratórias) por salários ínfimos, com grande jornada de trabalho, ausência de leis trabalhistas.
O aumento populacional, sem a devida estrutura nas cidades, proporcionou um ambiente deficitário em moradia, sanitariedade