Resenha sobre o filme "O Leitor"
Disciplina: LETE 45
Docente: Ricardo ChacónDiscente: Juliana Telles
Resenha crítica
O Leitor
Filme bom é aquele que consegue atrair e envolver a sua atenção do começo ao fim, provocando ansiedade em saber o que ocorrerá na próxima cena, qual será a próxima surpresa e como será o seu desfecho. Mas esse desassossego em querer assistir as cenas sucessoras ocorre simultaneamente à vontade de passar horas e horas se beneficiando das sensações de fascínio e êxtase que é assistir aquele filme. Isso é o que acontece ao assistir o filme “O Leitor”, lançado em 10 de dezembro de 2008.
“O Leitor” é um filme dirigido por Stephen Daldry, diretor e cineasta inglês, renomado, também, pela direção dos filmes “Billy Elliot(2000)” e “As Horas(2002)”. Inspirado no romance de Bernhard Scklink(1995), “O Leitor” é uma tradução de “The Reader”, que também pode ser lido como “A Leitora”, possuindo, então, sentido dúbio. Esse sentido ambíguo fica explicado com o passar das cenas.
A história do filme se passa na Alemanha, no período posterior à Segunda Guerra Mundial, mas sua cronologia se dá em dois momentos, o presente em 1995 e no passado, aonde o personagem principal ainda era adolescente. Certo dia voltando da escola para casa o estudante Michael Berge sente-se mal e recebe ajuda de Hanna Schmitz ( Kate Winslet, protagonista de “Titanic”). Após alguns meses de recuperação, o jovem volta ao lugar em que recebeu ajuda da moça, na tentativa de reencontrá-la para “agradecer” a ajuda e a partir de então eles iniciam uma relação um tanto quanto excêntrica, enquanto ela oferece experiências e prazeres sexuais, ele lê livros para ela.
Hanna era analfabeta e ficava fascinava com as histórias que Michael lia nos livros, ela ria, se emocionava, se indignava, tinha várias reações, mas nunca queria que ele parasse de ler. Então ficava uma dúvida: quem era o leitor, ele que lia para ela ou ela que “lia” as histórias que ele contava? Daí a ambiguidade do