Resenha sobre o filme Sombras de Goya
O filme Sombras de Goya retrata da época marcada pela inquisição espanhola e as guerras napoleônicas, essa época gira em torno de 1970.
Francisco Goya (Stellan Skarsgard) um pintor importante da época, muito querido pelo monarca da época retratava em suas telas a obscuridade da época, retratava toda a intranqüilidade e insegurança da época por conta do clero que perseguia e condenava qualquer um que julgassem herege, essas pessoas eram julgadas pelo santo oficio que torturavam até que a pessoa confessasse a heresia que o clero a impunha, mesmo que inocente.
Durante o drama temos um exemplo de Inês (Natalie Portman) que foi uma das vitimas inocente do santo oficio, Inês era filha de um comerciante importante da época e grande amigo de Goya. Inês pousou como modelo para Goya, certa vez Frei Lorenzo (Javier Bardem) um homem maquiavélico também posa para Goya, em uma de suas sessões sente-se atraído pela beleza de Inês reproduzida em uma das telas de Goya, Frei Lorenzo tudo fez para que Inês fosse acusada de herege e ser levada para as masmorras do santo ofício, lá futuramente ele teria abusado sexualmente de Inês e tido um filho com a jovem, tendo em conta que ela ficou presa pelo santo oficio 15 anos.
Com o acontecimento da Revolução Francesa e a mudança política, a igreja perde sua força sob as ordens do novo Imperador, com isso todos os prisioneiros do santo ofício foram retirados do seu exílio, quinze anos se passaram na escuridão, solidão e maus tratos, o suficiente para que deixasse Inês prejudicada em sua lucidez e obcecada com a idéia de encontrar sua filha que haviam tirado dela logo após o nascimento.
Sem duvidas o filme Sombras de Goya retrata com excelência as crueldades da época, impostas pelo clero e suas conseqüências na vida das pessoas, além de retratar as conquistas napoleônicas para que fossem exiladas tais regras impostas pelo clero.