Resenha sobre o filme: Divergentes.
O filme se passa em Chicago após uma suposta Terceira Guerra Mundial. Após essa suposta Guerra, dividiram a sociedade em 5 grupos/facções para manter a paz. São elas:
- Erudição – São inteligentes, valorizam o conhecimento e a lógica;
- Amizade – Cuidam da terra, são bondosos, gentis e felizes;
- Franqueza – São honestos, gostam de manter a ordem e falam sempre a verdade;
- Audácia – São protetores, bravos, corajosos, livres, soldados, representam a polícia;
- Abnegação – São simples, altruístas, ajudam os outros e alimentam os sem facção (aqueles que não se encaixam em nenhuma facção). Por serem altruístas, são responsáveis pelo governo.
Após fazer essa apresentação sobre as facções, Beatrice faz um teste, e tem medo de não ser da abnegação, facção na qual ela pertence, Beatrice tem medo de deixar a família, e tem mais medo ainda de ter que ficar. O teste no qual Beatrice fez mostra qual é o lugar dela. Irá dizer se ela é inteligente, bondosa, honesta, altruísta ou corajosa. A audácia chega ao teste de trem, e seus integrantes saltam, Beatrice vendo a cena se encanta. 100 anos após a Guerra, os fundadores criaram um sistema que acreditava previnir futuros conflitos e trazer a paz eterna. Feitos testes de aptidão baseados em suas personalidades, os adolescentes seriam levados a uma das facções, garantindo o sucesso dentro delas. Na cerimônia teriam direito de escolher uma facção independente do teste. Após a escolha feita, não seria permitida nenhuma mudança. Beatrice vai fazer o teste e sua supervisora pergunta porque ela não gosta de espelhos, Beatrice afirma que os integrantes da abnegação não gostam de espelhos, pois rejeitam a vaidade. A supervisora diz a Beatrice, que 95% dos que fazem o teste ficam na sua facção de origem.
Beatrice faz o teste, e é mandada para casa pela supervisora, que enrola Beatrice quando ela questiona o resultado, mas por fim, ela diz que Beatrice pertence a abnegação, erudição e