Resenha sobre o artigo "Ética politica e mal estar na sociedade"
VITA, Álvaro. Ética politica e mal estar na sociedade. São Paulo: Revista São em Perspectiva, 13(3), 1999.
O artigo Ética politica e mal estar na sociedade, do professor de ciência politica da USP, Editor-assistente da revista Lua Nova, Álvaro de Vita, traz um conjunto de ideias que subvertem a ordem estabelecida com relação à violência e os motivos pelos quais ocorrem na sociedade, embasando-se principalmente nos pensamentos de Rawls e no seu respectivo livro Uma teoria da justiça (1971).
O autor elaborou o texto refletindo sobre os seguintes pontos: o primeiro é sobre a Teoria “ideal” e teoria “não-ideal” da justiça; o segundo é sobre um argumento libertariano e o terceiro sobre direitos “negativos” e direitos “positivos”.
No primeiro ponto de reflexão do texto, Vita faz uma suposição, na qual devemos refletir que em uma sociedade justa os cidadãos não devem temer a justiça, tendo em vista que ela pode punir seu senso de liberdade e igualdade. A “teoria ideal” é baseada nos dois princípios da justiça (liberdade e igualdade). Ele indica também que quando existem injustiças nas instituições sociais ou na conduta do individuo, já estaríamos relacionando a “teoria não-ideal”. O autor ainda faz uma citação referente ao mundo ideal, no qual existem injustiças profundas e os princípios utilizados para um mundo ideal poderia ser um desastre, utilizando ainda de citações ele complementa que a injustiça consiste simplesmente nas desigualdades. Considera também que algumas privações devem ser consideradas um tipo de injustiça.
Logo em seguida ele aborda o segundo tópico, no qual ele dá ênfase ao artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que pressupõe que todos deveriam ter o mesmo padrão de vida adequado, com exceção dos países que tem renda per capita baixa, ainda ousa comentar que o artigo em questão não seria um direito e sim um manifesto criado para uma pessoa indeterminada. Álvaro explica também o motivo pelo