Resenha Sobre A Confer Ncia Las Epistemologias Del Sur

588 palavras 3 páginas
Resenha sobre a Conferência Las epistemologias del Sur.
Maristela Tibolla
O professor doutor Boaventura de Sousa Santos em sua conferencia sobre Epistemologias do Sul faz uma crítica à ciência moderna e à sua teoria pela preponderância do conhecimento científico sobre o senso comum. A ciência moderna institucionalizou o conhecimento que se baseia na formulação de leis gerais, e cujo campo de atuação fica restrito ao âmbito das ciências naturais.
A grande criação científica de nosso tempo, segundo o sociólogo, está baseada em um epistemícidio que Boaventura de Sousa Santos define como sendo a destruição do conhecimento de determinada comunidade devido à influência e sobreposição de uma outra cultura que acaba por impor-se, descaracterizando o conhecimento próprio daquela localidade. Esses conhecimentos, segundo ele, terão que ser resgatados, na medida do possível, para que possamos olhar o mundo com um novo olhar, caso contrário o horror e a injustiça se banalizam e nos acostumaremos a isso como se fosse algo natural.
Boaventura afirma que a crise epistemológica da ciência moderna consiste no reconhecimento de outros saberes que não são dominantes como os do “Sul” para a constituição da ciência, ou seja, o inescapável reconhecimento de que há conhecimento para além do conhecimento científico. Essa crise também resulta de desenvolvimentos na própria dinâmica interna da ciência e, em particular, no reconhecimento da disjunção crescente entre modelização e previsão. Essa crise tem sido posta em causa pela dificuldade da ciência moderna em lidar com situações e processos caracterizados pela complexidade e pela impossibilidade de lidar e de controlar todas as variáveis com influência sobre essas situações ou processos.
As universidades foram as instituições, que na modernidade, selaram a separação entre o conhecimento científico e o senso comum. O professor Boaventura Santos afirma que mesmo estando dentro de instituições reacionárias (universidades) que seguem a

Relacionados

  • Natureza da educação e filosofia da educação
    157429 palavras | 630 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas