Resenha sobre sindicato
Ainda há lugar para os sindicatos?
Estudo de Caso: Sindicato Bocadura (Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Itapevi) para embasamento foi utilizado o livro de BERNARDO, João. Transnacionalização do capital e fragmentação dos trabalhadores: ainda há lugar para os sindicatos? 1° Ed. [S.l. s.n]: Boitempo, 2000.
Para responder este pergunta, fizemos uma pesquisa de caso com a empresa Bocadura (Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário)
Para responder nosso questionário, fizemos entrevista por telefone com o João Damasceno um dos representantes do sindicato Bocadura, Estão questão foram abordadas com perguntas abertas para descobrir a importância dos sindicatos, e a atualidade hoje.
Até aonde o sindicato pode intervir nos benefícios do trabalhador ou da empresa , tem algum limite, quais são ?
Quando o empregador concede um benefício ao funcionário, se não estiver descrito em algum regulamento que o benefício tem prazo de validade, ele passa a integrar o contrato de trabalho do profissional.
Agora, uma vez concedido o benefício, ele só deve ser anulado se for anunciado ao profissional antes do mesmo começar a ser oferecido. "Embora não haja obrigatoriedade, se conceder por determinado período, pode anular desde que leve ao conhecimento de todos os funcionários que o benefício irá ser fornecido por seis, sete meses, como exemplo.
Onde pode o Sindicato intervir?
Os trabalhadores e os Sindicatos têm direito a desenvolver actividade sindical no interior da empresa, nomeadamente através de delegados sindicais, comissões sindicais e comissões intersindicais.
Fora da empresa, podem os Sindicatos definir as suas formas de intervenção própria, observando os limites da lei.
Caso exista uma reclamação ou uma dúvida do trabalhador , em quanto tempo o sindicato poderá responder as dúvidas ou alguma posição sobre o caso ?Existe alguma período necessário ou não ?
Nós temos no