Resenha sobre serratia marcences

1091 palavras 5 páginas
Resenha
Serratia são espécies oportunistas de bactérias gram negativas classificada na tribo Klebsielleae e na grande família Enterobacteriaceae. Serratia marcescens é a principal espécie patogênica de Serratia. Raros relatos descreveram a doença resultante da infecção por Serratia plymuthica, Serratia liquefaciens , Serratia rubidaea, Serratia odorífera, e Serratia fonticola. Algumas cepas de S marcescens são capazes de produzir um pigmento chamado Prodigiosina, que varia na cor do vermelho escuro ao rosa pálido, dependendo da idade das colônias.
Freqüência
Nos Estados Unidos Serratia espécies são responsáveis por 1,4% das infecções da corrente sangüínea hospitalar.
A prevalência de espécies de Serratia como causa de infecções nosocomiais está diminuindo, mas essas bactérias ainda são capazes de causar surtos hospitalares, especialmente em unidades de terapia intensiva.
Idade
Os focos de infecção por Serratia ocorrerem em recém-nascidos e lactentes. Em adultos, a maioria das infecções por Serratia são isolados, mas ocasionais surtos nosocomiais podem ocorrer.
História Clínica
Sepse
Os pacientes com sepse por Serratia podem apresentar febre, calafrios, choque e insuficiência respiratória.
Infecção do trato urinário
Aproximadamente 30-50% dos pacientes com infecções do trato urinário por Serratia são assintomáticos. Os sintomas podem incluir febre, micção freqüente, disúria, piúria, ou dor ao urinar. Em 90% dos casos, os pacientes têm uma história de cirurgia recente ou instrumentação do trato urinário. Os fatores de risco importantes para com infecções por Serratia do trato urinário incluem: diabetes mellitus, obstrução urinária e insuficiência renal.
Infecção do trato respiratório
O pacientes com infecção por Serratia do trato respiratório geralmente são colonizados após a instrumentação (por exemplo, a ventilação, a broncoscopia), especialmente aqueles com doença pulmonar obstrutiva crônica.
A pneumonia por Serratia pode ocorrer, mas isso é

Relacionados