Resenha sobre Os Sinos de Anya
Disciplina: Teorias do Desenvolvimento II
Profª. Santuza Mônica de França
Data: 01/12/2013
Aluna: Hortência Regina Lima Pimentel
ATIVIDADE REFLEXIVA INDIVIDUAL A PARTIR DA ANÁLISE DO FILME
O filme “Os sinos de Anya” apresenta dois personagens centrais, ambos com dificuldades provenientes de seus problemas. Quais ?
Dislexia e Cegueira.
Que mudanças Scott provoca na vida de Anya? Atraves do laço de amizade estabelecido entre os dois, Scott ganha a confiança de Anya, e faz com que ela perca o medo aos poucos de sair de casa , pois ela nunca saiu sozinha antes, e daí começa a ensinar a anya a usar a begala pra se locomover, a andar nas ruas . Ela começa a sentir a liberdade, apesar de sentir medo. E consegue andar sem Scott pelo menos uam vez antes de sua morte.
Que mudanças Anya provoca na vida de Scott? Faz ele perceber que ele não é retardado como todos pensam, ensina o Braille a ele, e conversa com sua mãe a respeito da supeita que ele tem dislexia, ele acaba fazendo o teste, e descobre que conseguiraria aprender a ler apesar de sua dificuldade. Ela trás para ele a esperança novamente, ele começa a se sentir util por ajudar Anya.
O que fazia com que Scott se identificasse com Anya e vice-versa?
A deficiência de Anya e a dificuldade de Scott com a dislexia faziam com que eles se identificasse atraves de suas limitações. Eles deram forças um ao outro para que pudesse perder o medo de ultrapassar essas dificuldades que cada um enfrentava.
No seu ponto de vista quais as principais dificuldades enfrentadas por Scott junto à (aos):
Escola
Família
Amigos
Na escola a incompreensão da professora, a maneira com que tratava Scott o classificando como burro e fazendo vergonha na frente de seus colegas,a confusão que ela faz ao chamar ele de lento, ou seja retardado. Faz com realmente ele absorva e se ache incapaz. Na familia a mãe fecha os olhos, tem medo do pior do que realmente seu filho seja um retardado. Scott tenta