Resenha sobre guerras anticoloniais: nações contra impérios. - maria yedda linhares.

1301 palavras 6 páginas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Curso de História

Paula Spernau

RESENHA

sobre
Guerras Anticoloniais: Nações contra Impérios. - Maria Yedda Linhares.

Rio de Janeiro
2010
LINHARES, Maria Yedda.Guerras Anticoloniais:Nações contra Impérios. In: SILVA, Francisco Carlos Teixeira. O Século Sombrio. Uma história geral do século XX. Editora: Campus, p. 219 - 238.

As guerras anticolonialistas inseridas no contexto pós II Grande Guerra tinham como objetivo liquidar os impérios coloniais inglês, francês, holandês, belga e português que haviam sido instaurados desde o século XIX.
A noção de Império Colonial tomou corpo à medida que o capitalismo tornava-se hegemônico enquanto processo de dominação, concentrado-se nas potências que detinham o controle de reprodução dos capitais e das fontes de riquezas. Como sistema mundial, adquiriu proporções de dominação não apenas econômica, mas um controle policial e militar. Subjugava a cultura colonizada transformando sua forma de ver o mundo.
O século XVI despertou a Europa para a expansão de seus territórios a nível global. Tinham os povos europeus como objetivo auferir lucros e ocupar regiões. Porém é apenas no século XIX, com a partilha da África dada em gabinetes europeus, que se implanta nos territórios africanos o Imperialismo com novas práticas e novos objetivos. Havia, assim como é posto por Hobson, a perversão do nacionalismo que se intitulava imperialismo. Nações eram levadas à competição de morte por seus impérios. Isto faz com que sejam derrotados os movimentos em prol do internacionalismo e que se acirre as competições entre nações.
No plano geopolítico, a África, no período entre guerras, dada a redistribuição das colônias alemães entre as potências, estava dividida da seguinte forma: a Grã-Bretanha apresentava-se como a maior potência marítima de sua época. Além das velhas possessões mercantilistas, haviam as novas possessões, conquistadas no século

Relacionados

  • Artigo
    182230 palavras | 729 páginas