Resenha sobre Auditoria Contábil
O autor do texto “A auditoria externa dentro do contexto contábil” apresenta a auditoria diretamente ligada à contabilidade, suas diversificações e o papel da auditoria externa em uma organização. Também apresenta a evolução histórica da auditoria e suas regulamentações no país.
Para o autor, a função de auditar deriva da contabilidade, que tem a função de estudo de informações econômicas e financeiras através de relatórios. Esses relatórios demonstram as variações financeiras ao longo de períodos, para auxílio da tomada de decisões.
Data-se do final do século XVI a mudança na visão de contabilidade para uma atividade de estudo das modificações do patrimônio e, a partir de então, sua evolução para adaptação com os mercados. E, através da globalização desses mercados, o estudo da contabilidade evoluiu no Brasil sob a influência italiana, principalmente.
Produto dessa evolução, desenvolve-se o processo de auditoria que, segundo o autor, tem o papel de revisar e finalidade de examinar o processo contábil. Segundo ele, a auditoria evolui de um processo de correção de registros contábeis para um estudo das demonstrações da área.
A finalidade da auditoria para o autor é apresentada pelo conceito de Marcondes, 2003, p.8, ao dizer que a veracidade das informações, o correto cumprimento das metas, a aplicação do capital investido de forma lícita e o retorno do investimento foram algumas das preocupações que exigiram a opinião de alguém não ligado aos negócios e que confirmasse, de forma independente, a qualidade e precisão das informações prestadas
Acrescenta-se que muito se deve à expansão mercados e sua globalização, pois, com esse aumento significativo de concorrência, surgiu a necessidade de as organizações aprimorarem seus controles para redução de custos e aumento de competitividade. E, outro fator relevante, é o aumento da busca por investimento de capitais de terceiros nas organizações. Tais parcerias necessitavam de mais transparência para que