Contabilidade basica
CIÊNCIAS CONTABÉIS
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL
RESENHA CRITICA
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL
RESENHA CRITICA
Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contabéis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Básica.
Orientador: Prof. José Manoel da Silva
Concórdia
2009
Cleide Carneiro Alves da Silva
Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Federal da Bahia (1995) , especialização em AUDITORIA pelo Fundação Visconde de Cairu (2001) e mestrado em MESTRADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS pelo Fundação Visconde de Cairu (2007) . Atualmente é Professora da Universidade Salvador, Coordenação de Matriz da Universidade Salvador, Professor da UNIME / FACDELTA e Professora da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Balanço Social, Responsabilidade Social, Terceiro Setor. Estas resenhas contem parte da história da contabilidade em um todo, sitando desde o principia ate os dias atuais seguindo de mudanças e aperfeiçoamentos ocorridos.
a. A Contabilidade da época colonial ao Brasil Imperio.
b. A influencia Italiana na contabilidade do Brasil
c. A influencia da escola norte-americana no Brasil
d. O Neopatrimonialismo
e. Regulamentação da profisão contábil
f.CVM
g. Lei 6.404 a suas alterações segundo a Lei 11.638/2007
h.Ibracom.
Desenvolvimento
a. A Contabilidade da época colonial ao Brasil Imperio;
O surgimento da contabilidade foi desde a época colonial, representada a evolução, necessitando assim de controles sobre as alfandegas. Os fatos já mostram o interesse em controle comercial, então para tudo em portugal foi nomeado o primeiro contador Gaspar Lamgo. Com grandes movimentações criou-se o Banco do rasil, originando assim a emisão do papel moeda, com a criação do imperio Régia somente o governo tinha a permisão de imprimir. Com o