Resenha: “Ritual e Simbolismo entre os Nyakyusa” – Monica Wilson
1754 palavras
8 páginas
Resenha: “Ritual e Simbolismo entre os Nyakyusa” – Monica WilsonO texto de Monica Wilson trata da sociedade Nyakyusa. Os dois princípios fundamentais de agrupamento social entre eles são o parentesco e a idade. Quanto à religião, a tradicional dos Nyakyusa possui três elementos essenciais, são eles: a crença na sobrevivência dos mortos e no poder dos parentes mais velhos, a crença no poder mágico existente em certas substâncias, desde que usadas por quem tem conhecimento sobre elas, e a crença na bruxaria, ou em um poder inato de prejudicar os outros. Há também entre os Nyakyusa uma crença em um poder semelhante ao da bruxaria que é a “respiração dos homens”, esse poder é um meio utilizado para punir os malfeitores dentro da aldeia.
Para entender melhor o funcionamento da sociedade Nyakyusa a autora analisou seus ritos, que são sua principal forma de expressão artística. Os rituais são frequentes e elaborados, a maioria da população participa desses rituais e eles despertam o interesse de todos. Todos os rituais Nyakyusa são uma afirmação da importância da procriação, o objetivo é a saúde e a fertilidade dos indivíduos. O próprio caráter “poluidor” do ciclo reprodutivo (como a menstruação e o esperma) é uma manifestação da sacralidade e da importância da procriação.
Além disso, todo ritual é uma expressão formal e pública de uma mudança de status do indivíduo dentro dessa sociedade, ele sai de uma relação anterior que é incompatível com a nova. Eles são o desligamento de uma fase da vida, como a infância, de um casamento, de parentes mortos e ajudam o indivíduo a aceitar sua nova posição, e suas novas responsabilidades, dentro da sociedade. Os rituais, não só Nyakyusa, mas em qualquer sociedade, ensinam aos homens a sentir, ensinam o que eles devem sentir. Especificamente na Sociedade Nyakyusa o medo é o sentimento intensificado durante os rituais, mas não só intensificam o medo, como também o superam. O objetivo disso é gerar uma solidariedade do grupo de