Resenha/resumo aptidão aeróbia e suas relação com os processos de crescimento e maturação
Segundo (BASSET Jr., ; HOWLEY, 2000) o consumo máximo de oxigênio (VO2max) vem sendo utilizado para o estudo do metabolismo relacionados ao esforço físico com a capacidade aeróbia com intensidade moderada.
VO2max é uma expressão definida como volume máximo de oxigênio, a primeira coisa que devemos saber é que o oxigênio representa três processos fisiológicos a absorção, o transporte e a utilização do oxigênio na fibra muscular. Através da sua medição é possível predizer o nível de aptidão cardiorrespiratória de cada individuo, fazendo com que se note a capacidade metabólica oxidativa durante a atividade física.
Em descanso o processo de absorção, transporte e utilização do oxigênio é executado em um ritmo baixo, sendo assim existe uma reserva grande de oxigênio que a principio poderia ser utilizada. Essa reserva não é utilizada, pois em repouso não precisamos de uma grande quantidade de oxigênio nos músculos. No entanto, quando fazemos exercícios físicos de média à longa duração sempre haverá necessidade de uma maior quantidade de oxigênio para a fibra muscular, obrigatoriamente o “estoque” de oxigênio não utilizado na absorção, transporte e utilização será forçado a utilizar as que ainda restam.
Nota-se que a idéia do autor esta de acordo com a realidade atual, pois quem pratica atividade física sendo aeróbia ou não, tende a ter um desenvolvimento corporal mais significante do que quem não pratica, pois quem não adota exercícios aeróbios na sua rotina diária de vida tende a não ser uma pessoa ativa fisicamente, e às vezes limitando o desenvolvimento do corpo por falta de estímulos motores, musculares e do