RESENHA Reflexões sobre a atenção básica e a estratégia de saúde da família
TCS II
RESENHA DO TEXTO: "Reflexões sobre a atenção básica e a estratégia de saúde da família"
Data: 24/10/2014
Aluna: Beatriz Pereira Silva
Curso: Medicina - 3º período
Preceptora: Mercedes Berenger
O texto traz algumas reflexões acerca do papel da atenção básica na organização do sistema público de saúde e suas diretrizes: tanto o que se espera quanto o que de fato ocorre na realidade do país.
A atenção básica deveria ser a principal porta de entrada do usuário no sistema de saúde e, mais do que isso, ser capaz de solucionar cerca de 80% dos problemas de saúde dessa população. Nesse contexto, alguns problemas iniciais surgem, tanto a desvalorização do profissional que se dedica a esse serviço, por ser considerado pouco qualificado sob o argumento de baixa complexidade do serviço, quanto a falta de entendimento de sua organização por parte do usuário.
Um ponto trazido pelo texto é com relação ao fato de pesquisas mostrarem que países cujo sistema de saúde se organiza com orientação para a ABS, mostram melhores níveis de saúde e menores custos também. Características de sistemas com eficácia comprovada foram listadas, e alguns problemas foram levantados à sua implementação. O grande movimento de valorização a especializações dentro da medicina e a falta de incentivos ao foco na ABS, como falta de plano de carreira e condições da prática médica, fazem com que haja grande dificuldade da fixação de profissionais nesse serviço.
O texto ressalta o fato de que as políticas de saúde muito influenciam nas características das unidades de saúde, sendo que no Brasil destaca-se uma dificuldade tanto no campo da gestão e das práticas clínicas, quanto no mais amplo da política do SUS.
O texto então segue elencando algumas medidas pra aplicação de fato da ABS. Dentre elas, pode ser destacado o fato de que os pacientes precisam ser acolhidos no momento em que demandam, pois sem isso a ABS nunca se constituirá em verdadeira porta do