Resenha reflexiva propositiva - "bem-vindo à propaganda de resultados”
Autor: Nelson Blecher
No início do século XXI transitamos por um período de grandes mudanças no mercado da propaganda. Assistimos a um deslocamento de paradigmas, no qual a propaganda deixou de atuar como arte-espetáculo, para assumir um papel regido por esquemas táticos e um planejamento pautado na necessidade de resultados imediatos. Diante dessa nova configuração, as empresas precisaram readequar os seus processos de alocação de verbas a uma nova realidade. Se antes a destinação certa de altos budgets era para veículos de mídia de massa, hoje valores enxutos devem ser cautelosamente direcionados para estratégias de mídia muito mais fragmentadas, diversificadas e pulverizadas. Portanto, a tarefa de escolher os meios para projetar a comunicação da marca de forma eficaz, tornou-se um desafio de objetividade e otimização.
Em busca do equilíbrio de objetivos, passando por estratégias de reforço institucional da marca e ações comerciais que fortalecem ofertas, promoções e vantagens pontuais, as agências de marketing tiveram que reinventar o seu modo de vender serviços. Atualmente estatuetas e criatividade isoladas não conquistam clientes, é necessário traçar ações que gerem resultados concretos. Para exemplificar essa premissa, podemos citar alguns exemplos de grandes empresas que encararam a ruptura de paradigmas tradicionais do marketing e da publicidade, como Coca-Cola e Nestlé. A primeira optou por combinar experiência e entretenimento com o objetivo de garantir a atenção do consumidor. Através de projetos como Vibezone, que conjuga maratona de shows, oficinas de música, jogos eletrônicos e esportes radicais, a Coca-Cola conseguiu atrair um público de 72000 jovens e gerar alta repercussão no mercado.
A Nestlé, por sua vez, tem se dedicado ao branding, explorando todas as possibilidades que a marca tem em se relacionar com os consumidores em diferentes dimensões, utilizando recursos da propaganda e de