Historia da america i
Historia da America I
Pedro Silva Rocha
Resenha do capitulo ”El descenso a los infiernos” do livro “Inquisicion e Sociedad en Mexico”
A primeira parte do livro esta dedicada ao estudo institucional e a segunda a sociedade, fazendo analise de casos, podendo se identificar os componentes regionais e éticos da sociedade nova hispânica, seus grupos de influência e suas flutuações em momentos críticos do século XVII. Ao longo deste estudo se reflete a formação antropológica de sua autora e sua experiência no trabalho da historia das mentalidades. Desta maneira se concentra preferencialmente em casos de limite estreitos como a manifestação da corrupção, a degradação da moral, o que ela considera como manifestação de algo que esta no subconsciente da sociedade nova hispânica do século.
A autora começa descrevendo a situação e todos os problemas do sistema carcerário inquisitorial no México. Descreve também os problemas climáticos vividos, como a grande inundação que transformou a capital em um caos por quase dez anos.
O diretor deste Santo oficio era o Diego de Castro. Os presos deste Santo Oficio nem sempre ficavam em lugares horríveis, eles poderiam ficar na prisão publica, como foi o caso da feiticeira Mariana Gómez, ou até mesmo na casa do diretor. Com o aumento do número dos presos foi preciso contar com novas prisões então teve inicio a improvisação de alguns lugares e a construção precipitada de outros o que teve serias conseqüências em relação ao sigilo e isolamento dos presos. Os ministros aproveitavam dessa situação para jogar nos piores lugares quem eles quisessem, o preso q se mostrasse dócil e cooperador era enviado para lugares mais cômodos. E as possibilidades econômicas do preso influenciavam no lugar onde ele ficaria visto que a corrupção dos membros da prisão era muito freqüente.
O uso do tabaco era comum e os presos podiam de vez em vez cotar seus cabelos e fazer suas barbas no pátio. A comida era geralmente bem