Resenha rdc 275, Iso, Appcc, 5S
Resolução 275, publicada em 21 de Outubro de 2002.
O Programa 5S
APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle O conceito de qualidade ganhou espaço na industria de alimentos de maneira expressiva, impulsionando a criação e a utilização de ferramentas de gestão da qualidade para atender à requisitos de segurança em respeito ao consumidor. Dentre essas ferramentas utilizadas estão os conceitos presentes na resolução nº 275/2002, o Programa 5S e o APPCC. São sistemas que favorecem o produto, reduzem custo e diminuem perdas no processo de produção.
A Resolução 275 dispõe sobre o regulamento técnico de procedimentos operacionais padronizados aplicados aos estabelecimentos produtores e industrializadores de alimentos e também sobre a lista de verificação das boas práticas. Foi criada com intuito de introduzir um melhor controle higiênico-sanitário dos alimentos. Para ser aplicada deve-se considerar conceitos de procedimento operacional padronizado, limpeza, desinfecção, higienização, anti-sepsia, controle integrado de pragas, programa de recolhimento de alimentos, resíduos e manual de boas práticas de fabricação. Cada empresa tem um prazo de 180 dias para se adequar aos conceitos.
O programa 5S foi criado em busca de melhorar o ambiente em que estamos inseridos, é um conjunto de cinco conceitos simples, derivado de cinco palavras japonesas que se iniciam com a letra S. Sendo:
1º S - Seire - Senso de utilização, Arrumação, Organização, Seleção.
2º S - Seiton - Senso de Ordenação, Sistematização, Classificação.
3º S - Seisou - Senso de limpeza, Zelo.
4º S - Seiktsu - Senso de Asseio, Higene, Saúde, Integridade.
5º S - S hitsuke - Senso de Autodiciplina, Educação, compromisso
Cada senso tem um significado, sendo:
Senso de utilização: visa a identificação de todos os materiais, equipamentos, ferramentas, utensilios, informações, tendo assim uma visão dos excessos e desperdícios, buscando soluções precisas para evitar o acúmulo de