Resenha "qualidade acadêmica e relevância social e econômica da educação superior” de fernanda a. da fonseca sobral
ANÁLISE DO ARTIGO “QUALIDADE ACADÊMICA E RELEVÂNCIA SOCIAL E
ECONÔMICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR”
DE FERNANDA A. DA FONSECA SOBRAL
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Professora Tania Steren dos Santos
Porto Alegre, 12 de Maio de 2011.
1. Análise Textual
A autora do artigo QUALIDADE ACADÊMICA E RELEVÂNCIA SOCIAL E ECONOMICA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, Fernanda Antonia da Fonseca Sobral é, atualmente, pesquisadora colaboradora sênior da Universidade de Brasília e pesquisadora visitante no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos.
Possui formação superior em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e, pela Universidade de Brasília, possui mestrado em Ciências Sociais e doutorado em Sociologia. Destaca ainda em seu currículo, pós-graduação na École des Hautes en Sciences Sociales de Paris.
São tidos como principais tópicos do artigo: as condições sociocognitivas das políticas governamentais e da produção científica e tecnológica; análise de documentos que tratam da política de educação relativas à avaliação do ensino superior; e como a qualidade acadêmica intervém nas pesquisas de líderes pesquisadores das áreas de Agronomia, Genética e Sociologia.
Do vocabulário de difícil compreensão cito: “sociocognitivo” (conhecimento influenciado pelo meio social) e “profícua” (útil, conveniente, proveitoso, vantajoso).
2. Análise Temática
O artigo levanta a importância da universidade na questão de sua responsabilidade social e econômica para com a nação, que se dá através das produções científicas e tecnológicas, colocando em pauta o desafio de atender os requisitos da qualidade dessas mesmas produções. A autora também analisa a produção do conhecimento científico e tecnológico nas universidades de modo a se verificar a necessidade de estabelecer um novo modelo para essas produções.
O tema se expande para o lado jurídico, citando projetos de leis que visam assegurar a qualidade