Resenha: Profissão Docente
O texto em questão faz um apanhado do panorama da situação docente no Brasil, através do mesmo busca-se reconhecer os limites e os progressos que a legislação tem possibilitado.
Desta maneira, vemo-nos diante de uma realidade cujos princípios norteadores tem tido grande importância para que a tão sonhada valorização possa ocorrer, sendo que, o que se vê ainda e que através das leis, decretos, pareceres buscam-se estabelecer princípios unificadores para que haja uma unidade dentro da profissão.
Acreditamos que além dos valores mínimos, existe a necessidade eminente de rever-se o papel social do professor a fim de desmistificar-se a visão distorcida que fora sendo construída e constituída ao longo da história.
Na profissão docente considera-se a formação como algo fundamental e dentro desta existem inúmeros ajustes que se fazem necessários começando pelas escolas de formação para que esses formadores de formadores, para ser a base, deveriam proporcionar uma inserção no contexto real, esta dificuldade faz com que muitos se desmotivem diante da prática visto não conseguir se estabelecer profissionalmente e tão pouco ter retorno financeiro tão almejado .
Muitos dos que aceitam o desafio e permanecem na educação necessitam de constante qualificação visto o cenário educacional estar passando por frequentes mudanças, não sendo assim possível continuar-se atrelado a valores ultrapassados...no trabalho apresentado constata-se que são poucos os governantes que se comprometeram-se efetivamente com a causa.
Desta maneira, consideramos a valorização do magistério algo da ordem social que não vai ter como resposta apenas no sujeito do professor, mas no seu envolvimento com o trabalho, atingindo assim, a sociedade como um todo.