Resenha "Para uma formação de professores centrada dentro da profissão"
CAMPUS TOLEDO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
LUIZ FERNANDO MEDEIROS
RESENHA CRÍTICA
Trabalho como requisito parcial para aprovação da Disciplina de Comunicação Linguística, matéria da Professora Mariana Cordeiro. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Toledo
2014
Resenha Crítica
Luiz Fernando Medeiros
NÓVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão: Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal.
Antônio Nóvoa, professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, foi reitor da Universidade de Lisboa. Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e Doutor em História (Universidade de Paris IV – Sorbonne) tem-se dedicado a estudos de história da educação e de educação comparada.
Resumo:
O autor afirma que a educação vive um tempo de incertezas, e que sentimos a necessidade de mudança, mas nem sempre sabemos qual seria a direção, muitas vezes as pessoas falam dos mesmos problemas, e as organizações ligadas à educação contribuem para essa “vulgata”, fechando assim os olhos para outros problemas muitas vezes de mesma ou maior importância. O artigo baseia-se em uma necessidade da formação de professores construída dentro da profissão, trás cinco faces dessa problemática, e também a volta da preocupação com os professores como foram nas décadas de 70, 80 e 90.
O que seria um bom professor? Esse é o primeiro tema que António Nóvoa traz em seu artigo, ele afirma que é difícil dizer como seria um bom professor, mas é possível esboçar alguns apontamentos simples, sugerindo disposições que caracterizam o trabalho docente nos tempos de hoje. Ao sugerir essas disposições, ele afirma que pretende romper com um debate sobre as competências que lhe parece saturado, afirma adotar um conceito mais líquido e menos sólido, que pretende olhar para a formação da identidade do professor.
As faces trazidas no