Resenha por tópicos 1° parte cultura um conceito antropológico
No primeiro capítulo da obra já citada, denominado "Da natureza da cultura ou da natureza à cultura", o autor trata de questões relacionadas ao determinismo biológico, determinismo geográfico, antecedentes históricos do conceito de cultura, o desenvolvimento do conceito de cultura, idéia sobre a origem da cultura e teorias modernas sobre a cultura.
1 Determinismo biológico
Segundo o autor, por muito tempo tinha-se a idéia que as capacidades humanas eram atribuídas por raças ou grupos humanos definidas geneticamente. Porém, na atualidade os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das classes culturais.
Em 1950, após o terror nazista, antropólogos, físicos, geneticistas, biólogos, entre outros especialistas junto com a UNESCO redigiram uma declaração sobre o assunto, destacando-se as seguintes afirmações: Os fatores que tiveram um papel preponderante na evolução do homem são sua capacidade de aprender e a sua plasticidade. Além disso, as pesquisas científicas revelam que o nível das aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos. Para o autor, há dois fatores que diferenciam a espécie humana, sendo eles o Dimorfismo Sexual - no qual a única diferença que temos é uma diferença anatômica em contraposição à idéia de que