Resenha para onde vai a Filosofia
DEPARTAMENTO DE LETRAS
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS PORTUGUÊS
DISCIPLINA: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
ALUNA: ELIENE DA SILVA OTAVIANO – MAT: 16656/2012
POR QUE E PARA QUÊ OS FILOSÓFOS?
JAPIASSU,Hilton Ferreira, Introdução ao pensamento epistemológico, 1934, RJ, Ed F Alves, 202 p.
O autor inicia o tema “ Para onde vai a filosofia?” questionando o porquê da existência dessa categoria de profissionais chamados filósofos. Tem razão de ser a existência desses intelectuais que passam toda a vida a “pensar” ou a “ensinar a pensar”, tentando convencer os outros de que não se vive com se pensa, mas termina-se por pensar como se vive?
Filosofar consiste em fazer apelo à reflexão pessoal. E a sociedade teme a reflexão, pois pensar por si mesmo é um perigo não apenas social, mas também individual, uma vez que o pensar filosófico tem um duplo inconveniente: de um lado ele nos ensina a ser críticos – ou seja, não rejeitar, mas passar ao crivo, examinar as opiniões recebidas ou impostas; de outro, ensina-nos a ultrapassar o conformismo e o não- conformismo em vista de uma coerência maior do pensamento e da ação.
Outrora, a filosofia fora onipotente como saber, passou por um processo de gradativa perda de prestígio social. Viu-se expulsa dos centros do saber. Viu-se reduzida a um ensino acadêmico abstrato, idealista ou “espiritualista”, pois seu lugar foi tomado pelo avanço das ciências , em primeiro lugar pelas ciências naturais, tais como a matemática, a física, a biologia, que tinham seu objeto de estudo rigorosamente explicado pelo método de observação empírica,e mais recentemente pelas ciência humanas, por conta disso a filosofia passou a ser considerada sem conteúdo, pois pretendia ensinar a sabedoria e fornecer a imagem do homem sem saber o que o homem real.
Auguste Comte , fundador do positivismo, definiu o programa de um conhecimento pleno do homem pelo homem, sendo válido até os dias atuais, lançando assim um