Resenha: os filmes, documentários e desenhos e o ensino da geografia luiz antônio de s. pereira
O trabalho discute sobre a necessidade de se estimular nos alunos a busca da construção de um senso crítico do que é visto por eles nos filmes, documentários e desenhos. Outro aspecto é a valorização do uso destes veículos de comunicação e informação como recurso didático no ensino da Geografia. Alguns autores constroem um esboço de proposta metodológica a ser adequada a cada realidade escolar, sugerindo atividades, formas de avaliação e uma pequena lista de filmes, servindo de base inicial aos professores que queiram utilizar filmes em seu trabalho docente.
O uso de recursos audiovisuais em sala de aula por parte dos professores de Geografia facilita muito no ensino, pois vários alunos já ouviram falar sobre algum filme, documentário ou desenho que são abordados em sala de aula e uma boa parte desses alunos tem conhecimento do que se trata por já tê-los vistos. Novo ou antigo muitos ainda veem e reveem sempre com o mesmo entusiasmo. Além de apresentar várias considerações sobre a questão, o autor indica uma grande lista de filmes, relacionando-os com temas clássicos da Geografia, como sugestão para o uso em sala.
Esse método de utilizarmos filmes no ensino é cada vez mais aceito, não só pelos professores de Geografia, mas também por professores de outras áreas afins. O uso de filmes em sala de aula, podem despertar o interesse dos estudantes para vários temas e questões trabalhados pela Geografia, bem como estimular uma mudança de olhar sobre sua própria realidade, passando a observar mais o seu próprio cotidiano.
Existem algumas dificuldades por conta desse método de ensino em sala de aula, devido à precariedade, por falta de aparelhos ou até mesmo o mal estado de conservação, ou por falta de investimentos no local e pelo preconceito sofrido por alguns professores ou