Historia da pastoral da juventude
Situação pessoal de vida
Faça um levantamento breve do quê consegue lembrar de tua vida até este momento, pontuando:
* Onde nasci?
* Quando?
* Quem são meus pais e irmãos?
CADERNO DE ESTUDOS DA CNBB - nº 76 MARCO REFERENCIAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE DO BRASIL
Apresentado em 5 capítulos, são eles:
☺ Marco Situacional: “Um olhar sobre a realidade” - traz a realidade juvenil e sócio - cultural de nosso país. ☺ Marco Histórico: “Um olhar sobre a História da PJB” - que recolhe os principais fatos e elementos do trabalho que a Igreja fez e faz com os jovens a partir de 1920 até os nossos dias.
Marco Doutrinal: “Descobrindo que Deus ama os jovens” - revela, de maneira leve e sintética, a presença de Deus na História, um Deus que ama os pobres e os jovens, é trindade e tem na Igreja o sinal concreto deste amor, em Maria o modelo e na PJB a maneira mais concreta e nova de falar aos jovens. ☺ Marco Operativo: “ Deus ama os jovens também pela PJB” - apresenta o jeito atual e novo que a PJB tem de se organizar e agir; sua metodologia, pedagogia e etapas de formação. ☺ Marco Celebrativo: “Experimentando e Celebrando o amor de Deus” - confirma a Palavra de Deus, a Celebração, a vivência do amor e o Ecumenismo como elementos básicos da mística e espiritualidade da PJB; dando um destaque especial à Leitura Orante da Bíblia e ao Ofício Divino das Comunidades (nos dias atuais, o oficio divino da juventude).
A HISTÓRIA: FONTE DE INSPIRAÇÃO E APRENDIZADO
1) Conceituação “História” é um termo polissêmico, o que significa que possui significados variados. Devido a isto, convém deixar sempre bem claro em qual sentido está sendo empregado em cada contexto do seu uso. Podemos utilizar o termo “história” a partir de dois significados básicos:
a) a chamada “História” para designar a disciplina, a ciência: a História que fazem os historiadores (fatos, acontecimentos, datas, obras, temas. Exemplo: a História do Brasil, a História