RESENHA - OLIVEIRA, A. T. R. Tendências recentes da mobilidade espacial da população no Estado do Rio de Janeiro, 2010
Desse modo, em seu trabalho verifica-se uma abordagem peculiar da Demografia, tratada de forma crítica, considerando a população, a partir de suas relações sociais e de produção, de acordo com o momento histórico em que se encontra inserida, e não apenas como um aglomerado de indivíduos tratados abstratamente.
A partir do relato das alterações observadas no comportamento migratório no Brasil nas últimas décadas do século XX e início do século XXI, o estudo é focado no estado fluminense, vinculando-se à noção de que os processos de mobilidade e imobilidade da força de trabalho seguem o padrão de acumulação de capital vigente naquela sociedade.
A pesquisa tem como objetivo demonstrar que as referidas mudanças no modelo de acumulação influenciam diretamente os deslocamentos populacionais, bem como caracterizar como estrutural a crise econômica do Estado do Rio de Janeiro e descrever as etapas dos processos de migração, além de relacionar as mudanças verificadas no nesse fenômeno migratório às transformações implantadas pelo modelo de desenvolvimento, evidenciando especialmente o impacto de tais mudanças nas estruturas ocupacionais e na distribuição das atividades econômicas. Dividido em três partes, na primeira delas o artigo fixa o marco teórico e conceitual da análise, relacionando os movimentos migratórios com as etapas de desenvolvimento do capital. Destaca a resposta dos processos de mobilidade espacial aos efeitos das