Resenha: Nosso Iceberg está derretendo
Nosso Iceberg está derretendo relata uma historia de pinguins no qual teve de enfrentar mudanças inesperadas e planejar ações para lidar com os obstáculos. O livro descreve que o grupo de pinguins viveu durante muito tempo em um Iceberg e ao longo dos anos, um pinguim observou que uma rachadura se formou abaixo do Iceberg, no qual consequentemente formou-se uma caverna que poderia romper e destruir seus espaços de moradia. Diante a esse transtorno que poderia ocorrer ao longo dos anos, o pinguim passou à informação ao comitê de líderes para tomar providências para solucionar o problema no qual gera confusão e frustrações que surgem também no dia-a-dia de qualquer pessoa.
A fábula transmite diversas semelhanças em nossas vivencias empresarial destacando o desenvolvimento em sua vida pessoal e profissional, sendo expostas referências e exemplos de nosso “ver e agir” em uma determinada situação que podemos entender sob várias formas constituídas por orientações em um mundo no qual vivemos de constantes mudanças.
O autor evidencia situações de liderança, visão, trabalho em equipe, dinamismo, organização e adaptação devido às mudanças e condições que temos de tomar ao decorrer de nossa jornada, constituída por diversas situações vividas pelos personagens, nos apresentando todos os passos e táticas que devemos tomar diante de algumas situações.
Contudo, o livro aborda questões no qual é comparada às atividades desenvolvidas no nosso cotidiano, transmitindo conceitos de comprometimento, valor e importância de cada um na equipe, a comunicação interna, a importância de termos uma visão ampla e abrangente, o desenvolvimento de habilidades em determinadas tarefas, a grande perspectiva de tentar e acreditar e o principal conceito de trabalho em equipe.
Realizar mudanças e migrações em nossas jornadas faz com que encontremos novos caminhos e novas formas para solucionar e lidar com os obstáculos.