Nosso iceberg está derretendo
Com um título, que oportunamente se deve ficar a dever ao aquecimento mundial, esta fábula conta à história de uma colônia pingüins imperadores, que vive na Antártida, há muitos anos. É então que Fred, um pingüim curioso e observador, descobre que um problema potencialmente devastador ameaça o lar da sua colônia mas, de uma forma geral, ninguém o ouve. De um dia para o outro são confrontados com uma ameaça e a mudança é necessária. Existe aqui a chamada necessidade de reinventar o dia-a-dia. Os pingüins no início resistem. Porém, pouco a pouco, têm de se adaptar e têm que enfrentar os obstáculos para sobreviver.
Como em toda fábula, os pingüins desta história - Fred, Alice, Louis, Buddy, o Professor e NoNo - representam pessoas que encontramos em nosso dia-a-dia e até nós mesmos.
Esta é uma pequena fábula que ajuda a perceber como as pessoas lidam com a mudança. Para cada situação vivida pelos personagens há semelhanças com a vivência empresarial, na conquista de espaço e sucesso pessoal e profissional. Os autores apresentam os passos, as táticas e as dinâmicas de grupo necessárias para enfrentar a mudança.
John Kotter e Holger Rathgeber, Editora Best Seller Ltda, 2006
Resenha:
Nosso iceberg está derretendo relata a história de um grupo de pingüins imperadores que há anos mantém o mesmo estilo de vida em um iceberg na Antártida. Um dia, uma ave curiosa descobre que um problema, potencialmente devastador, ameaça o lugar onde vive sua comunidade - mas quase ninguém lhe dá ouvidos. Esta história fala de resistência à mudança e de ações heróicas, de obstáculos aparentemente inultrapassáveis e das táticas mais inteligentes para lidar com esses mesmos obstáculos. É uma fábula que podemos transpor sob várias formas para o que nos rodeia e que constitui uma valiosa orientação para um mundo em constante mudança.
É um livro simples, narrando a história de uma colônia de pingüins. Ainda que simples e de fácil leitura, as morais e ideais