Resenha Nilce 7 Periodo Projeto Etico Politico
AS RAÍZES DO PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL
*Cleomara Ribeiro Souza
*Lueli Rodrigues Frazão
*Simone Ferreira Lima
Resenha
O texto retrata das raízes do Projeto ético- político, sendo essas raízes segundo a autora o Conservadorismo ou o pensamento tradicional do Serviço Social, que era vinculado a uma intencionalidade do capital com forte ligação à Igreja Católica. Barroco destaca que a origem da profissão, no contexto da expansão monopolista, em estreita vinculação com o projeto social da Igreja Católica, construiu um projeto profissional de caráter moralizante e pretensamente apolítico. Contribuindo, através da viabilização de politicas sociais, para obtenção do consenso, pois executava ações de cunho moralizador, voltadas à disciplinarização da força de trabalho para o capital e à colaboração entre classes. O conservadorismo herdado pela profissão instituiu um ethos defensor de formas de vida e de sociedade fundadas na hierarquia, na ordem, na tradição e na autoridade.
De acordo com o texto o marco importante nesse processo de construção do projeto ético- político é o Movimento de Reconceituação, e para entender um pouco desse processo histórico, faz-se necessário uma reflexão com outros autores ampliando um entendimento sobre a historicidade do Projeto abordado.
O Movimento de Reconceituação foi um processo marcante na trajetória do Serviço Social na América Latina e especialmente no Brasil, pois um fato marcante nesse processo inicial foi o encontro Regional de Escolas de Serviço Social do Noreste (1964), considerado a primeira manifestação grupal de crítica ao Serviço Social tradicional e ensaio de reconceituação, onde docentes e profissionais se posicionam frente aos métodos de intervenção face à realidade subdesenvolvida do Noreste. Os mesmos desafiam a profissão a engajar-se nos planos de desenvolvimento dando ênfase tanto à crítica quanto