resenha museu da Língua Portuguesa
Não tinha a dimensão de como seria a visita ao museu da língua portuguesa, fui surpreendido.
Logo na chegada ao museu reparei na quantidade de jovens, possivelmente estavam ali fazendo pesquisa. Por ser sábado e a entrada era franca e tinha ainda direito a uma sessão grátis no cinema do museu, nada mal pensei. Peguei uma fila razoável para entrar e logo que entrei no elevador escutei uns versos de poesia que saia do alto falante do elevador, fomos logo informados que estava acontecendo uma exposição de artes plásticas com poesias no primeiro andar.
Fomos então visitar primeiro a exposição, achei muito interessante a forma de como foram expostas as artes plásticas juntamente com as poesias, no meu ponto de vista combinaram perfeitamente, algumas obras eram de artistas japoneses, mas os poemas eram de autores brasileiros. Em seguida subi para o ultimo andar onde fica o cinema, assisti um documentário de como a língua (falada, escrita) transformou a raça humana, a sua evolução e as conquistas dos homens através dela. Logo percebi que capacidade de se comunicar foi fundamental na formação da sociedade moderna.
Quando penso que acabou a sessão, a tela do cinema se levanta e todos ali são chamados para outra sala, ali vivenciamos uma combinação perfeita das tecnologias, todo o espaço foi modificado, as paredes, tetos e pisos se transformaram em telões gigantes, combinações de sons e imagens digitais nos deixaram impressionados.
Por fim desci ate o museu da língua portuguesa no segundo andar, logo na entrada fiquei impressionado pelas cortinas das letras.
Segui por um corredor longo onde suas paredes viraram telas, ali são exibidos documentários sobre a língua portuguesa e como a cultura popular brasileira influenciou e influencia nas suas constantes mudanças. A nossa musica, a dança e o futebol foram fatores importantes de mudanças e adaptações em nossa língua.
Em seguida fui parar no beco das palavras onde uma mesa