Resenha - mulher e família na américa portuguesa - luciano figueiredo
RESENHA
FIGUEIREDO, Luciano. Mulher e Família na América Portuguesa/Luciano Figueiredo; coordenação Maria Helena Capelato, Maria Lígia Prado. - São Paulo: Atual, 2004. – (Discutindo a História do Brasil)
1. APRESENTAÇÃO DO AUTOR DA OBRA
O carioca Luciano Figueiredo pertence à geração de historiadores que cresceu durante a ditadura, começou os estudos universitários durante a chamada Abertura e iniciou a carreira acadêmica quando os ventos democráticos começaram a soprar. Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, apresentou sua dissertação de mestrado e defendeu seu doutoramento em historia social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Hoje é professor adjunto do Departamento de Historia da Universidade Federal Fluminense, onde ingressou em 1992, e editor da festejada revista Avesso da memória e Barrocas Famílias, mas considera a edição do Códice Costa Matoso, que reúne documentos do século XVIII, seu trabalho mais importante.
2. RESUMO DA OBRA
O Brasil colônia, ou América portuguesa, pode estar muito distante de nossas vidas apressadas, mas pode ser também uma saborosa viagem ao tempo de formação de nossos conceitos atuais, revelando-se palco de iniciativas desconhecidas por muitos de nós, no qual havia vários modelos de constituição familiar (e não só a família patriarcal), em que mulheres, recusando-se à submissão, atuaram de forma decisiva na família e na sociedade em geral. O primeiro capitulo trata das normas sociais e cultura popular nos trópicos dos pecados. Contatos entre portugueses e indígenas que aqui viviam deram origem ao Novo Mundo, para onde convergiram tradições da velha Europa e da velha America, pouco mais tarde da velha África também, com a chegada dos escravos. E do convívio