resenha MPE s
Exportação em MPE´s
A internacionalização é um processo evolutivo, busca a expansão e se dá através do comprometimento com os mercados estrangeiros. Esse texto aborda a questão da exportação em MPE´s.
As empresas que ingressam no comércio internacional adquirem uma gama de diferenciais benéficos e, percebendo estas vantagens, muitas empresas de micro e pequeno porte se sentem avivadas à inserção na arena global a partir de exemplos com as firmas multinacionais, no entanto, ainda temem os possíveis riscos desta empreitada, sentindo-se incapazes de atender a demanda do mercado internacional, compreender os trâmites necessários para o ingresso no exterior, obter informações a respeito do ambiente estrangeiro, dentre outras. (Carpes et al, 2013).
A necessidade urgente de aceleração das exportações como um meio de acelerar o crescimento econômico é apontado por vários autores (OLIVEIRA e BRUNI, 2009), o que por sua vez passa pela ampliação do universo de exportadores e do escopo dos produtos comercializados. Apontam também que o processo de internacionalização das empresas precisa ser estimulado através de ações de governo, além da análise realística da capacidade competitiva dos setores exportadores. Uma vez que a abertura da economia e concorrência internacional torna possível a concorrência com empresas estrangeiras dentro das fronteiras nacionais, a internacionalização não é apenas uma opção por crescimento.
Advindos da atividade com o exterior as firmas que optam pela internacionalização buscam encontrar a variedade de benefícios, relacionadas a uma satisfatória performance exportadora, que é caracterizada pelo desempenho/atuação no mercado internacional. Muitos estudos apontam o fato de que a performance e o sucesso obtidos na atividade de exportação são fatores condicionantes para a alavancagem da empresa no envolvimento exportador.
A decisão de uma empresa em investir em outro país carrega consigo a necessidade de