Resenha Miopia Corporativa
Resenha: Miopia Corporativa
Texto: Estratégia, estrutura e realidade na Dupont
A Dupont foi capaz de se manter durante muitos anos como uma empresa totalmente familiar, mas conseguiu se adaptar as mudanças criando modelos administrativos que são seguidos até os dias atuais.
A Dupont iniciou atuando apenas em um setor, o fornecimento de pólvora e de explosivos, com a gestão de Pierre Samuel foi capaz de crescer. Ele transformou a empresa numa corporação centralizada, organizando as tarefas, setores, especializando, por exemplo, a área de vendas, com isso se observa os princípios das escolas cientificas.
Com a explosão da Primeira Guerra Mundial a Dupont conseguiu crescer significativamente sua produção, os lucros da empresa foram além do esperado, isto não só devido à oportunidade externa, mas porque já tinha sido implementado uma estrutura organizacional que auxiliava a absorver a demanda crescente, onde suas principais áreas eram Marketing e Produção, que trabalhavam juntas para não terem resultados negativos. Sem mudanças grandes dessa estrutura, a empresa conseguiu atender as necessidades que surgiram. Criando o modelo chamado “Unitary”.
Porém a crescente demanda da Dupont foi devido a Guerra, e a empresa notou que seu principal produto atendia um mercado temporário, com isso eles precisavam diversificar sua linha de produção. Com esta idéia foram em busca de produtos que eles já tinham conhecimento, assim iriam valorizar sua capacidade de realizar tarefas afins como um ativo que merecia investimentos.
A linha de produção escolhida foi de tintas e vernizes, na qual eles poderiam aplicar seu conhecimento de nitrocelulose, aqui a Dupont demonstrou um ótimo exemplo de como uma empresa deve iniciar sua diversificação, atuando em setores que ela já conhece. Mas mesmo assim encontraram alguns problemas com este novo setor, notaram que quanto mais vendiam mais perdas havia.
Com este problema em mãos a Dupont organizou um