Resenha Metadesign - Introdução

516 palavras 3 páginas
O livro Metadesign: Ferramentas, estratégias e ética para a complexidade consiste em um versão revista da tese de doutorado do autor Caio Adorno Vassão. O arquiteto e urbanista, atualmente professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP, publicou esta obra em 2010, a qual faz parte da Coleção Pensando em Design da editora Blucher.
Diante da problemática da complexidade, o autor traz reflexões sobre como projetar neste contexto complexo e a posição do profissional da cultura de projeto neste cenário. Tema bastante relevante e atual, perante ao panorama contemporâneo da complexidade, na qual as informações e transformações ocorrem tão rapidamente que ameaça a compreensão por sua totalidade. Dessa forma, ele apresenta uma tentativa de tornar este conhecimento possível de como compreender, lidar, analisar e projetar com a complexidade.
Nesta obra Vassão apresenta uma proposta de ferramentas e técnicas operacionais que podem ser aplicadas no design, tais como: abstração, diagramas, procedimentos e emergências. Com o intuito de entender o design como uma potência política e de engajamento, na qual envolve a ética de colaboração e produção, o que faz com que o design desenvolva um grande papel na cultura e na sociedade.
Sendo este Metadesign oriundo de um olhar destas ferramentas e da apropriação de fundamentos filosóficos das ciências exatas, da matemática, da computação e da cibernética, estes que são tido como paradigmas do conhecimento tradicional, rígidos, concretos e imutáveis. Assim sendo, o autor propõe críticas ao pensamento linear descendente da filosofia analítica, à Semiótica Peirceana, à Teoria da Informação, à Cibercultura e ao Pós-humanismo, pois estas consideram a informação como categoria única e absoluta. Ele expõe que esta mentalidade formalista, informacional e instrumentalista impõe o reducionismo mutilador que ameaça dominar os mais diversos campos do dia-a-dia, sendo esta instrumentalidade da contemporaneidade um processo contrário às

Relacionados

  • DOSSIE SEMINARIO
    6160 palavras | 25 páginas