Resenha marketing imobiliário
Aluna: Denize Lira
Resenha sobre o tema “Marketing Imobiliário” com base na matéria “Marketing Imobiliário – Imagem é tudo” publicada na Téchne - Revista de Tecnologia e Negócios da Construção (matéria publicada na edição nº 58 - janeiro de 2002) e disponível online em http://www.coplam.com.br/Noticias/noticias_04_04_02.htm.
O autor destaca que “o marketing faz parte da sociedade moderna e representa a base do sucesso de uma venda”. O mesmo acontece também no contexto do marketing imobiliário. Da mesma forma como o marketing, em geral, preocupa-se em obter clientes e mantê-los, o marketing no mercado imobiliário também preocupa-se com a satisfação pessoal do cliente, uma vez que os anseios e as necessidades que direcionam o cliente desta área, geralmente, são mais carregados de emoção e de expectativas. O tipo de bem com o qual o marketing imobiliário se preocupa não é bem de consumo, como carro ou uma TV de 42 polegadas para se assistir filmes e novelas. O bem imóvel acompanhará o cliente durante muito tempo de sua vida. Por este motivo, a preocupação do profissional de marketing no mercado imobiliário precisa ser ainda maior, pois o sucesso das vendas e da fidelização do cliente não depende apenas da qualidade do produto, mas do quanto ele atende às expectativas do cliente (e, geralmente, da sua família). O autor deixa claro que não há uma única regra a ser seguida para se fazer uma boa campanha de marketing para o lançamento de um empreendimento imobiliário, por exemplo, mas destaca alguns princípios, que serão apresentados a seguir:
Atendimento personalizado - É preciso entender a necessidade do próprio consumidor para, a partir dela, direcionar ofertas. Para exemplificar, um cliente que busca um imóvel residencial tem um tipo de necessidade, portanto, o atendimento deve se preocupar em apresentar ao cliente opções de compra de imóveis na categoria desejada. Para investidores ou construtores, a estratégia é diferenciada, uma vez que