Resenha Lynch PUll
Projeto Urbano ll
Professora: Stephanie Drogomirecki
Aluna: Mirian Costa Carvalho Rodrigues
Resenha – Lynch
“A boa forma da Cidade cap 6-7-8”
Dimensões e Execuções
A qualidade de um local, se deve ao efeito conjunto do local e da sociedade que o ocupa. Sua durabilidade pode ser considerada como um critério de execução; a cidade é algo que se transforma e desenvolve, e não em forma eterna ou uma repetição mecânica que se desgasta com o tempo, ou mesmo em ciclo permanente recorrente que se alimenta com a degradação da energia, e que é o conceito da ecologia.
O ecossistema, se não for perturbado, caminha para o seu estado estável de maturidade, onde a diversidade das espécies e a eficiência da utilização da passagem da energia atingem o ponto máximo, tendo em conta os limites físicos do cenário inorgânico.
É necessário que se analise cada dimensão, para expandir as suas subdimensões e explicar as suas ligações prováveis a formas especificas e a valores mais genéricos. Com isso poderemos rever algumas das provas existentes e indicar algumas falhas no nosso conhecimento.
Existem 5 dimensões básicas para se analisar, apesar delas abrangerem todas as dimensões principais da qualidade de um aglomerado populacional, pode-se ainda acrescentar dois meta-critérios, que estão embutidos em cada uma das dimensões e não são independentes delas.
-Primeiro a “Vitalidade”, que mede o grau em que o aglomerado populacional suporta as necessidades biológicas e do ambiente necessárias para a sobrevivência e a proteção da espécie;
-Segundo o “Sentido” que é o grau em que o aglomerado populacional se corresponde entre o meio ambiente, as nossas capacidades mentais e sensoriais e a nossa construção cultural; -Terceiro a “Adaptação”, a adequação dos cenários comportamentais, nomeadamente a sua adaptação a ações futuras; -Quarta o “Acesso”, a capacidade de alcançar outras