resenha livro
Esses fatores são integrados no âmbito escolar, inclusive nas bibliotecas escolares onde existem diversas fontes de informação, por meio de livros e recursos. É necessário, portanto, garantir ao indivíduo o acesso à informação e a educação que são instrumentos que possibilitam o desenvolvimento do conhecimento e de uma postura crítica diante da sociedade.
Assim, a biblioteca escolar biblioteca escolar é espaço de reflexão e questionamento. A criança que desde cedo cria o hábito de leitura com certeza terá uma maior facilidade para transformar a informação recebida através da interpretação e análise desta informação, o que lhe permitirá desenvolver seu senso crítico. Numa sociedade em que o volume de informações cresce a cada momento, saber interpretar e selecionar essas informações torna-se fundamental.
A biblioteca escolar tem que ser um organismo vivo e atuante, não apenas uma sala com livros. Neste sentido, o papel do bibliotecário é essencial e junto ao professor de estimular nas crianças a vontade de frequentar e usar as bibliotecas; mexendo no livro e o tirando do lugar. Despertar, nelas, o desejo e a curiosidade de abrir o livro e ver que ali dentro elas poderão viajar pelo mundo da imaginação, do conhecimento, da cultura. De tal modo, que a biblioteca seja um lugar de divertimento e construção da cidadania.
Portanto, a informação é e sempre será a base para a formação do cidadão, contribuinte do processo de transformação social e de construção de uma sociedade mais justa.
Através dela o processo educativo torna-se mais simples e eficaz.